domingo, 16 de novembro de 2008

Machucou, doeu? Quente ou frio?


Bem aplicados, esses recursos podem ser de grande ajuda.

A aplicação de gelo ou calor em uma região machucada é um recurso tradicional que funciona e muitas vezes ainda é a melhor opção. Mas é importante sabermos como e quando aplicar esses recursos para que sejam realmente eficazes.

Ambas são abordagens que dão condição para nosso corpo se recuperar de forma simples e natural. Ajudam o processo de auto-cura poupando energia, tempo e até dinheiro, além de ser mais saudável do que a maioria dos medicamentos com seus efeitos colaterais devastadores.

Se for bem aplicado, o gelo pode, por exemplo, evitar as marcas roxas decorrentes de um pancada e acelerar o processo de recuperação de lesões articulares e musculares. Qual é o mecanismo desse processo?

Imagine um lago calmo e tranqüilo de água parada que quando atiramos uma pedra criamos um movimento que vai se espalhando em ondas até mexer o lago inteiro. Uma lesão no corpo pode ser vista da mesma forma, ela acontece num ponto e vai se espalhando, crescendo para depois de um tempo o corpo começar a se recuperar.

Quando aplicamos o gelo de forma adequada, congelamos o lago e impedimos que a onda se espalhe. Ou seja, constringimos a circulação na área impedindo que a lesão cresça nesse momento inicial. Quanto menor a lesão final, mais rápido nosso corpo consegue se recuperar. O gelo também congela as terminações nervosas tirando parte da sensibilidade superficial, aliviando temporariamente a dor.

Já o calor, como devemos imaginar, cria um efeito inverso. Aumenta a circulação na área e consequentemente relaxa os músculos. Nesse caso funciona muito bem quando o aplicamos em dores por tensão muscular, como uma contratura muscular, dores na lombar, torcicolos e até cólicas.

O gelo deve ser aplicado sempre após contusões articulares ou musculares por entorses ou estiramento. Quando temos a idéia de que algo vai inchar, o gelo aplicado corretamente pode reduzir e até impedir esse inchaço.

As dores de pinçamento nervoso, como um torcicolo ou as famosas “travadas” na lombar pedem calor úmido. Uma boa forma de aplicar seria uma bolsa de água quente coberta por uma toalha molhada com água quente também. Com a umidade o calor penetra melhor na pele e consegue carrear o calor até os músculos tensos. Essa aplicação deve ser feita em repouso é claro.

Já o gelo para realmente funcionar, primeiro tem que ser gelo mesmo, não use bolsas de gel, elas não conseguem manter a temperatura por tempo suficiente. A melhor opção é um saco plástico ou essas bolsas emborrachadas próprias com gelo moído – para melhor se acomodar à região lesionada. Associado ao gelo deve-se impor uma leve pressão constante – uma atadura elástica é indicada – e se possível mantenha a área machucada acima do coração para assim reduzir o inchaço.

Devemos manter as aplicações de 15 a 30 minutos de acordo com a área lesionada e com intervalos de uma hora, quanto mais aplicarmos melhor. Em caso de dúvida não deixe de procurar um profissional para melhor instruí-lo. Espero que todos nós tenhamos sabedoria para evitar que aconteçam essas situações traumáticas.

Jorge Itapuã Beiramar

Nenhum comentário: