quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ESCOLHA SUAS PROVAS PARA 2010! QUAIS OS SEUS OBJETIVOS? 5KM, 10KM, 21KM MEIA OU 42, MARATONA?




A "corrida" ganha espaço e a cada ano cresce e ganha novos adeptos, embora, este esporte seja considerado o mais praticado no Brasil excluindo o futebol é claro! Por isso é muito importante saber:


Exames biomecânicos



Teste de pisada: identifica o tipo de pisada do corredor: pronada, neutra ou supinada. Essencial na hora de escolher o tênis de corrida mais adequado para evitar lesões.



Qual seu tipo de pisada: supinada, pronada ou neutra?

Em qual frequência cardíaca e quanto tempo é necessário para o indivíduo na prática da corrida queimar mais gordura?

Quais são seus limiares de frequência cardíaca?

Qual foi sua última visita ao cardiologista?

Qual foi seu último teste de aptidão física: Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ergométrico ou Ergoespirométrico?

Exames metabólicos (de sangue)


Hemograma: avalia se o atleta tem anemia, que pode reduzir o rendimento.

Glicemia: identifica se o atleta tem diabetes.

Colesterol: identifica os níveis de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) no organismo. O LDL pode causar problemas cardíacos com o esforço físico.

Minerais: verifica o equilíbrio entre os eletrólitos essenciais à construção neuromuscular, como sódio, potássio, cálcio e magnésio. O desequilíbrio desses minerais pode causar arritmias cardíacas.

Uréia e creatinina: verifica a função renal, essencial à resistência física.


T4livre e TSH: avaliam a função da glândula tireóide que, se estiver com alguma alteração na liberação hormonal, pode causar fadiga excessiva ao corredor.

Exames Cardiovasculares

Ergométrico: é o exame que deve ser realizado. Ele indica se há algum problema com a pressão arterial e frequência cardíaca, além de identificar sintomas de possíveis problemas mais graves, que exames mais minuciosos irão diagnosticar.

Ergoespirométrico: é realizado com uma máscara acoplada ao rosto que analisa os gases emitidos. Além de identificar problemas cardíacos, ele indica o VO2Máx (consumo máximo de oxigênio) e o limiar anaeróbio, usado para determinar as zonas de treinamento.

Eletrocardiograma: realizado em completo repouso, ele pode identificar problemas cardiológicos não detectados pelos exames ergométrico e ergoespirométrico.

Ecocardiograma: é um exame de ultra-som realizado no coração. Ele cria imagens do coração, fornecendo informações sobre tamanho e forma do órgão, e verificando o funcionamento das válvulas e câmaras. Geralmente é realizado a pedido do médico após constatar algum sintomas nos outros exames já citados.



Estas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas na Assessoria Esportiva Renato Girardi.

Venha conhecer nosso trabalho ligando para 7743-4224 ID 11*69459 e agende uma aula inteiramente grátis!!!








2 comentários:

Anônimo disse...

Renato meu objetivo para este ano será 21 Meia. Abraços Jorge Mauro

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.